terça-feira, fevereiro 16, 2010

GUARANI

Vendo fotos de minha cidade natal, Guarani (MG), não pude
evitar o turbilhão de recordações e, claro, algumas até bem 
engraçadas, outras não tanto, enfim...lembranças!
Passei minha infância lá, de onde saí aos 11 anos.
Minha casa ficava numa rua que beirava o rio Pomba e era esta
a vista que eu tinha dos fundos de minha casa.
A areia, o rio, a chácara do outro lado, as canoas silenciosas,
desenhando em ondas nas águas que refletiam a luz do sol.
Havia também a Maria Fumaça, esta sim cortava o marasmo,
com seu apito, saudade de andar de trem!
Lembro-me de olhar as pessoas que iam e vinham,nas janelas
dos vagões, fantasiando de onde e para onde iam...
o morro da capelinha!...quando em tempo frio, a névoa cobria
a pequena cruz que era  então, para mim, inatingível!
E ainda recordo a emoção que senti ao entrar naquela igreja
pela primeira vez, num passeio de domingo...depois de subir pisando
no capim cheiroso, sob o olhar de um solitário boi, que parecia nos
seguir até o topo!...eu era tão pequena... tudo era alto,enorme, distante...
Havia um coreto na praça! que abrigou móveis numa enchente...
e quando, na oração, foi altar de bênçãos!
mas na política, um palco de mentiras...
no dia a dia, brinquedo das crianças, em riso e correria!
Filme de Mazzaropi com meu pai, o cheiro da pipoca e do cinema,
engraçado...eu chorava na escola e dizia ser saudade,
saudade de meu pai... ele nunca foi embora!
A vergonha na piscina, o triciclo, aniversários,carnaval...
dia de brincar na rua, um vestido pra sujar...
e minha mãe a se zangar! e o menino que eu gostava.
Nunca me perguntaram se eu era feliz lá...e eu nunca soube
o que era aquele aperto no coração, na despedida,
enquanto um caminhão levava tudo,
deixando vazia a casa...e parte de mim, me olhando pela varanda do jardim!
Foi a primeira vez que eu vi lágrimas nos olhos de minha mãe.

2 comentários:

  1. E quem disse que bruxa também não tem infância? =)

    ResponderExcluir
  2. Guarani...Sabia que quando nos encontramos aqui na internet e 3000km distantes, as recordações seriam fatais para nosso pequeno mundo de criança.Depois de tempos sem conhecer quase nada mais da cidade a não ser lembranças e casos que se ouvia você começou a me ouvir contar tudo que a cidade havia lhe escondido nesses tempos distantes que ficara sem notícias de sua terra natal tão querida por todos nós.
    Fomos desvendando moradias antigas,amigos,artes,loucuras,diversões e através de fotos antigas e atuais vi você entrar num passado tão lindo que eu sempre queria uma foto ou uma história diferente para te contar e mostrar para que essa bela lembrança não desaparece...Vendo agora Guarani em destaque no seu blog só posso dizer que estou muito feliz de trazer essa lembrança de volta.E para você destacar um dia especial para nós Guaranienses é porque você nunca nos esqueceu.
    Aguardo ancioso sua volta nem que seja por um dia para conversarmos e comprovarmos o quanto Guarani representou em nossas vidas.
    Volte Olívia venha matar a saudade e rever sua terra natal.E nos encontrará alegres e cheios de histórias para contar.

    ResponderExcluir