terça-feira, março 02, 2010

Escrevendo planos...

E lá vou eu (de novo) tentar outro concurso!
Desta vez é do Ministério da Cultura e o que mais me animou a
tentar este foi a prova de redação.
Muitos não gostam, mas eis aí uma coisa boa que ganhei do
UNIverso ao chegar neste mundo doido: eu amo escrever!
Como já registrei aqui, cuido exclusivamente de minha casa e família,
inclusive do meu netinho Miguel.
Faço pequenos trabalhos de costura, sou consultora de vendas, mas
gostaria de SAIR de casa para trabalhar, ter minha TOTAL indepen-
dência financeira! afinal, quem não quer?
E antes agora do que nunca, né?
Mas voltando ao que disse sobre gostar de escrever...
eu me lembro que desde bem jovem, o que me dava mais prazer de todos os
deveres de escola, era quando tinha uma redação.
Incrível como isto sempre me empolgou!
Houve um tempo no colégio, aos 13, 14 anos, eu comecei a imaginar histórias.
Eram simples, de pouca riqueza de conteúdo, mas aqueles "romances" para mim 
eram uma espécie de fuga, terapia, sei lá! eu me sentia tão feliz quando terminava
de escrever e podia mostrar para minhas amigas! e elas pareciam gostar!
Aí eu me enchia de coragem e idéias, e logo começava outra história.
Minha vida de adolescente era casa e escola e os meus sonhos eu
"contava' ali, naquelas páginas de caderno velho! eu me lembro que cheguei
a escrever uma história que envolvia minhas melhores amigas e nossos candidatos
a namorados, sabe? aquela coisa quase infantil de se apaixonar por alguém e
 nem ter coragem de chegar perto da pessoa, de olhar de longe e já sentir bater 
forte o coração! eu escrevi a história daquilo que eu sonhava ser! eu escrevia
meus sonhos...
Então, com o passar do tempo, comecei a me apaixonar por leitura e teatro
e, com o acontecer da vida, isto me deu mais conteúdo.
Passei a escrever pequenos poemas, eu amo ler poesia, nossa!! gosto de
ler em voz alta, parece que as palavras saem do livro e, através da minha voz,
entram direto em meu coração...
E aí, como uma mágica maravilhosa da vida minha mente  que parece gritar,
manda-me palavras para as mãos...e eu escrevo...e quando termino, é como
um orgasmo...ah, eu gosto, sim e muito, de escrever!
Pessoa, Lispector, Meireles, Drummond e todos os poetas que amo....eles que
me perdoem a blasfêmia...mas eu gosto de fazer poesia...
Penso que, se conseguir passar em um concurso, terei recursos para viajar,
adquirir mais conteúdos, aprender novas coisas, ver novas culturas e assim,
poder escrever melhor, com mais profundidade, mais riqueza de palavras...
Acho que a PALAVRA é algo muito importante para mim.
Eu gosto de conversar, de ouvir e ler as pessoas, gosto mesmo!
Acho muito bom quando converso com estranhos na rua, nas filas, nos pontos
de ônibus...as pessoas SEMPRE têm algo a nos dizer...e eu não sou diferente...
e sinto aqui dentro do meu coração, bobo de tão sonhador, que eu ainda tenho
muita, muita coisa prá contar...
Então, que venham as palavras!!!
E, se for desta vez a vontade de DEUS e do UNIverso...quem sabe eu não consiga
passar neste concurso?
Eu tenho mesmo é muito o que estudar...sorte prá mim!      

2 comentários:

  1. Ler você contar seus planos, ou sonhos,ler qualquer coisa que você escreve me trás uma tranquilidade e me faz viajar tanto que parece que você está aqui bem perto e por incrível que pareça eu até converso e respondo com seus textos...Obs.:tenho 51 anos mas não estou caducando nem muito louco não.Longe disso é que bate mesmo o prazer de ler.Eu que fiquei tanto tempo sem leituras descobri com seus poemas ,textos e simples bilhetinhos o quanto eu me divirto.
    Não você não é uma comediante nem estou lhe chamando de palhaça, não fique nervosa .
    Apenas acredito no que você diz e esse incentivo já me levou a procurar por livros...milagre!!!!Não,apenas uma combinação de ler,ouvir ,gostar e até escrever respondendo seus textos lógico que muito aquém dos lugares e situações que você me leva.Por isso posso dizer que acredito muito nesse concurso e na sua vitória se depender de redação...calma ,não estou dizendo que você não sabe as outras matérias,mas esse dom de escrever tem que fazer um sentido maior para você e de coração acho que está chegando a hora.
    Torcida aqui uniformizada 1ªfila aguarda o seu concurso e como no futebol o nó na garganta a espera do gol.
    Que Deus te conceda essa benção porque ELE sabe muito bem como você batalha...como sua vida é importante para tanta gente.
    Acredite e vá atrás do seu espaço.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Sim ,Olivia!suas amigas amavam o que escrevia!
    sim,Olivia!você herdou do universo o dom de fazer mágica com as palavras e eu conheci esse lado seu muito cedo,né?Graças a Deus!
    Vc nasceu mesmo prá obter experiencias além do quadradinho chamado casa.As pessoas e suas experiencias estão espalhadas por todo o mundo...Vc precisa busca-las!Além da feira e do supermercado,porque vc nasceu prá voar...Encantar a todos com suas vivencias postas em palavras!
    Quero que pense que seu destino pode n estar por detras de uma cadeira no BB ou qualquer outra empresa,mas ele vem a galope prá vc de qualquer maneira!!!
    Sua autenticidade,sua transparencia,sua sinceridade chega a me doer!Invejo essa capacidade de ser tão espontanea!Porque isso é tão dificil de se ver nas pessoas!Vivem em im mundo de faz de conta,usam mascaras...Mas Olivia desbanca tudo isso em seus textos!Sua pureza de alma tem que ser preservada,protegida,tal como as crianças!
    Isso mesmo !Vc é uma criança!E,o melhor de tudo:vc n corre o risco de perder isso ao longo da vida!
    Thanks,God!
    Amo vc demais!

    ResponderExcluir