quarta-feira, março 03, 2010

Tem gente que não gosta...

Se existe uma coisa de que eu não goste mesmo é gente antipática!
Sabe, aquelas pessoas que não dizem  palavras mágicas, como
"muito obrigada!", "por favor!", "bom dia!","com licença!"...
Não quero que pensem que sou metida a boazinha,não!!porque eu também
tenho meus dias "negros", em que acordo querendo mais é mandar tudo
para aquele famoso lugar! ninguém está imune, afinal estamos vivendo o
mundo das emoções! injusto é jogar este baixo astral em cima do próximo,
que certamente não é o responsável ou causador de nossas eventuais "mazelas"!
Eu não sei olhar para as pessoas na rua com cara feia.
Gosto mesmo é de desejar bom dia, faço questão de pedir licença e me sinto sempre
na obrigação de agradecer às pessoas que me atendem em mercados, consultórios,
ao telefone...eu sou assim...e gosto disso!
E é tão bom dizer e ouvir "bom dia"!! às vezes me parece que era só este gesto que
faltava para que aquela pessoa que cumprimentei se sentisse um pouco melhor,
sei lá!
Mas, infelizmente, ainda tem gente que não pensa assim.E eu respeito isso, claro!  
O que não me impede de comentar a situação...digamos... constrangedora em que
me meti, por causa deste meu prazer em falar com todo mundo por aí...
               Era dia de feira no supermercado, que já estava bem cheio às 8 horas da
manhã, horário em que gosto de ir, coisas de dona de casa.
Entre batidas de carrinho,vendedores gritando, cortando abóboras com aquelas facas
de filme de terror ,gente reclamando dos preços altos, o corre - corre  dos moleques
carregadores, seus serviços por uns trocados...lá estou eu, com meu MP3 no ouvido
(bendita invenção!), alheia a tudo o que rola eletrizante ao meu redor...
Uma criança faz pirraça quando a mãe lhe nega uma guloseima, não é hora de doce!
eu apenas olho e sorrio, relembrando de coisas,aquelas coisas que a gente vive, mas de
que com certeza não se tem saudade...pois é...as mães sabem...
E assim, neste clima urbano quase tranquilo, finalmente consigo chegar ao caixa.
A fila? bem grandinha...paciência, é por isso também que gosto de ir cedo à feira!
Apoiada ao carrinho de compras, a fila vagarosa, uns 10 em minha frente...
E eis que ele aparece, impaciente!... reclamava da fila, do pouco tempo que tinha, das
funcionárias relapsas em seus caixas, etc...
Olho para trás e vejo um frango congelado nas mãos nervosas de um senhor que, se o
tempo e a vida não lhe exageraram na escultura de rugas, aparentava ter uns 60 anos,
mais ou menos a idade do David Gilmour...pena não ser ele, pensei já quase rindo...
nossa!que diferença!! um frango e uma guitarra!!...acreditem, prefiro a guitarra!
Principalmente, se tocada pelo Gilmour! e eu nem como frango!
"Senhora!!"
A voz do "moço" nervoso se fez ouvir mesmo com o solo do Carlos Santana.
Olhei com toda atenção e respeito para ele, já com os fones no bolso da calça.
Faltavam apenas 2 pessoas para que eu fosse atendida e ele, já sem nenhuma 
reserva de paciência, pediu...não, não foi bem um pedido...posso dizer, sendo educada, 
que foi mais que um pedido...foi uma sugestão...ele queria que eu o deixasse passar
em minha frente.
Aceitei. Afinal, o que é um frango congelado perto de um monte de verduras e frutas?!
E, enquanto a mocinha atarefada do caixa registrava a compra do senhorzinho apressado,
eu, só querendo aliviar o clima de correria, soltei a pérola (ou bomba?!!):
Eu o deixei passar, moça! - disse eu com um sorriso para a tensa funcionária - ele vai 
pagar minhas compras  também, hahaha!! - gente!! era só uma piadinha boba!!!
Mas o pobre "Senhor Nervoso" não acompanhou bem a  minha brincadeira e logo
se dirigiu a mim como se minha cara pudesse ser alvo de um frango, que já nem tão 
congelado estava:
"Olhe, minha senhora, me respeite que eu sou um homem bem casado e sou muito sério!"
Acredita que, por um segundo, eu ainda pensei que ele também estivesse brincando?!
Mas não estava. 
E, enquanto eu procurava disfarçar o calor vermelho da vergonha no
sorriso moco num canto da boca, o nervosinho saía com o bendito frango na sacola,
ainda resmungando. 
E a moça do caixa,coitada, me dirigiu um gentil "bom dia", como se com
este gesto pudesse apagar aquela estranha cena...
Claro que não apagou, mas aliviou minha vergonha! afinal, ainda era muito cedo
para "perder" o dia! - pensei, respirando fundo, um maço de couve na mão...
Talvez eu tenha perdido uma daquelas boas chances de ficar calada.
Disse o que não devia, ouvi o que não precisava...
A chuva que começou a cair me resfriou o rosto com carinho, enquanto
Carlos Santana voltava a tocar para mim.
Entrei no ônibus, o motorista me jogou um outro "bom dia!" e eu devolvi,
com prazer!
Pensando bem, não deixou de ser engraçada a cena.
Talvez aquele fosse um dia ruim para o Senhor Nervoso.Pode ser.
Ou talvez eu tenha exagerado na "gentileza".
Nem todo mundo entende uma brincadeira.
E tem gente que não gosta de desejar bom dia.









Um comentário:

  1. Ponto nevrálgico:pessoas antipáticas,sem educação,grosseiras,sem senso de humor!Já pensou essa pessoa como marido?Ou como pai?Ou como vizinho?Já pensou uma pessoa assim no transito?Pobre ser humano!Quantas oportunidades felizes perdeu esse senhor na vida!E quantas pessoas que nos rodeiam são exatamente assim?Espalhando mal estar aos quatro ventos,espalhando animosidade,provocando a ira,total sintonia com o mau!Tenho presenciado muitas dessas situaçoes!Ainda hoje mesmo duelei com quatro adolescentes no passeio!Minha gentileza é sem fim,mas anda no correto comigo ou verá como o "sem fim" muda rapidinho!
    As crianças tem de ser educadas em casa prá n se tornarem estas bestas feras cheias de energia negativa!

    ResponderExcluir