quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Nós de família...

"Sei que tenho os meus direitos sobre esta casa!!" disse ele com o olhar frio
de sempre, que nunca demonstra sentir nada...e olhava por cima , o
pé esquerdo à frente(esta pose é dele desde menino!), a mão na maçaneta da porta,
como se atendesse a uma indesejável visita...
Medindo 1,58cm, é claro que eu tinha que olhar para cima ao me dirigir a ele!
não gosto de falar com as pessoas sem falar nos olhos!
Meu corpo tremia. Não de medo...mas de uma mistura explosiva de tristeza, de
mágoa, decepção...
Aprendi com meu filho que nunca devemos criar expectativas em relação aos 
outros, porque cada um é diferente! mas eu tentei por muito tempo ensiná-lo a 
respeitar o outro, pela mesma razão: cada um é um universo...engraçado...por
inúmeras vezes o ouvi dizer isto às pessoas.
Mas para ele ninguém parece suficientemente bom e os que o rodeiam, como os
colegas de trabalho,mesmo o chefe..."todos uns bossais, ignorantes, infelizes,não
tenho tempo nem paciência para isso!"...ele nunca pede: manda!
Um dia, e foi a última vez em que falou comigo, me disse com todas as letras:"o
que considerava importante de verdade era criar o filho que acabava de nascer!"
O mesmo filho que mal o vê a cada 20, 30 dias ( e são praticamente vizinhos!).
Talvez seja porque ele pense que, em se tratando de família,não pode haver apego:
"precisa-se praticar a cada dia o desapego, para que não haja decepções nem sentimentos 
materiais, ilusórios!".Sim, ele lê o Baghavaghita!!!..." o que VALE não é deste mundo...
este mundo é transitório, a verdade não mora nos sentimentos terrenos!
Ora, ler e falar é muuuito bonito! concordo e amo os livros dos vedas!
Mas há que se ler e aprender e PRATICAR!! o que não é assim, tão fácil...penso
que se leva vidas para  aprender...
Quando pedi que desocupasse o quarto para que a irmã pudesse usá-lo,(estava de mudança para o próprio apartamento!) vi no olhar dele toda a filosofia de Ghita cair por terra, 
como casa de areia..."este é meu quarto! são meus os direitos!!"
E assim, ele fechou a porta...depois se foi...
Uma vida inteira passou diante dos meus olhos...eu queria gritar, chorar,
xingar até!!meu filho me virou as costas...como se eu fosse nada...como se nada fosse.
E não foi sem emoções terrenas que arranquei a tranca da porta, não foi sem sentimentos
ilusórios que retirei cada "coisa dele" e joguei em caixas,esvaziando o quarto,
levando tudo embora...
Depois de  ver o quarto vazio, me chamar de louca e dizer o quanto eu atrasei
a sua vida, eu percebi que talvez ele nunca mais fale comigo nesta atual existência.
Hoje eu sei que não mais poderia suportar aquela indiferença, todo aquele desprezo,
silêncio e arrogância por muito tempo.
É muito estranho viver ao lado de alguém que simplesmente ignora nossa presença,
desprezando e desrespeitando,sem culpa, nossos espaços e pensamentos! mesmo que 
este alguém seja um filho querido...
A minha escolha veio em consequência daquilo que ele escolheu...
Vai doer por muito tempo.Mas uma coisa me acalma e consola:
Como ele mesmo por várias vezes apregoou para quem quisesse ouvir,
"sempre devemos seguir o caminho do coração".
Como estes caminhos às vezes são difíceis e aparentemente contraditórios!!!
Ele pode nem entender isto algum dia...mas eu obedeci ao comando do meu...
E o que fiz, embora sob o forte efeito de emoções inúmeras, foi exatamente a 
minha última tentativa de mostrá-lo que nem tudo o que é espelho  de nós mesmos
pode ser certo, verdadeiro ou bonito...
Claro que não deixei nem nunca deixarei de amá-lo...mágoas passam...eu sei...e
quero mais é que ele se sinta em paz!!!

No dia 15 de fevereiro completar-se-ão 28 anos que ele nasceu de mim, parto difícil!
Não mais difícil do que a dor de vê-lo indo embora...





 

2 comentários:

  1. Consegui entrar!!!!Não podia ser como anônimo...
    Apesar de não estar com muito tempo para conversarmos ou ler todos os dias seus belos diários e histórias hoje eu não poderia faltar para dizer que viajo em cada palavra sua, em cada texto,
    e me lembro muito de muitas frases ou mesmo textos que você escreve.
    Hoje eu vejo a guerreira finalmente tirar em público o peso que carregou sozinha talvez por muitos anos que foi a convivência com sua parte
    mais difícil...e no final como toda mãe ou pessoa do bem dizer que não guarda mágoas e tudo passa.Essa é a beleza de sua alma machucada,tudo passa...
    Espero que um dia seu filho também mostre o lado filho e os dois se encontrem definitivamente sem orgulhos mas com perdão.
    Como Mãe e Filhos sempre fazem.
    Fique com Deus e espere pelo tempo...
    A vida não volta mas a conciência sim.
    E como dizia o poeta "O TEMPO NÃO PARA"

    ResponderExcluir
  2. Estou congelada diante de tanta dor!!! E só uma mãe reconhece essa dor!!!
    O que foi que fizemos? O que foi que fizeram?
    O que faremos?
    O que farão?
    Será que temos que fazer alguma coisa?
    "Vossos filhos n são vossos filhos!
    São filhos e filhas da ansia da vida por si mesmo...
    Podeis outogar-lhes vosso amor,mas n vossos pensamentos..."
    Maldito Gibran!!!
    Nunca foi mãe mas sabe de tudo!!!

    ResponderExcluir